A indicação de filme da semana é: O Bandido da luz vermelha
O Bandido da Luz Vermelha, filme dirigido por Rogério Sganzerla, pertence ao movimento denominado Cinema Marginal ou Cinema de Invenção.
Eleito sexto melhor filme nacional de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Premiado no Festival de Brasília em 1968, venceu nas categorias de melhor figurino, melhor diretor, melhor edição e melhor filme.
Livremente inspirado na vida e nos crimes de João Acácio Pereira da Costa (1942-1998), trata-se de uma obra sobre o funcionamento da mídia sensacionalista no Brasil, que criava boatos e histórias falsas, e sobrevive da tragédia, crimes, assassinatos e pobreza de alguns. Além disso, busca mostrar o ‘‘Terceiro Mundo’’ como um lugar de marginalizados, onde os seres humanos são facilmente corrompidos e vulneráveis, marcado pela corrupção e por uma estrutura social que pune os pobres e livra os ignorantes e arrogantes criminosos das classes poderosas. Sganzerla utiliza de estratégias para criar uma crítica social forte, direta e contundente.
Sinopse
Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de "bandido da luz vermelha", já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanta atenção que um implacável policial começa a perseguir o "bandido da luz vermelha".
Link para assistir ao filme:
Comments