A indicação de filme da semana é: Libertários.
Documentário lançado em 1976, dirigido por Lauro Escorel, foi produzido por meio do Projeto “Imagens e História da Industrialização do Estado de São Paulo” realizado na Universidade Estadual de Campinas entre 1976 e 1978.
Através do documentário, é demonstrado a história do início do movimento operário. Apresentando a transformação dos imigrantes nos primeiros operários urbanos. Expondo as greves mais importantes e os sucessos e derrotas do movimento.
Sinopse: Apoiado em fotos, filmes e músicas da época, o filme descreve a influência do movimento anarquista na conscientização do nascente operário brasileiro, em fins do século 19 e início do século 20. Nesse tempo, no estado de São Paulo, o acelerado processo de industrialização forma um proletariado urbano, com marcada presença de imigrantes italianos de formação anarquista.
Organizados, eles conseguem expandir o movimento e promover as primeiras greves, a fim de obter acordos e melhores condições de trabalho. Após 1917, os efeitos da Revolução Comunista ocorrida na Rússia exacerbam a repressão contra o anarquismo e o movimento se extingue com a prisão e deportação de seus principais líderes.
Disponível no YouTube, link: https://www.youtube.com/watch?v=kgyuSU8H6hQ
Comments