A indicação de filme da semana é: Quem matou Eloá?
A sessão do projeto que exibiu o documentário foi em outubro de 2018. O documentário participou de 16 festivais brasileiros e internacionais, e ganhou diversos prêmios.
A pergunta do título busca provocar a reflexão sobre a responsabilidade da mídia na reprodução, banalização e naturalização da violência contra a mulher, e discutir quais são os limites impostos aos e às jornalistas que cobrem crimes de grande repercussão.
O sequestro e consequente cárcere privado de Eloá, em 13 de outubro de 2008, é considerado o mais longo da história da polícia de São Paulo: durou mais de 100 horas. Enquanto o sequestro ocorria, inúmeras emissoras de televisão, de rádio e jornalistas de veículos impressos travaram contato com Lindemberg para entrevistá-lo, atrapalhando as negociações.
Sinopse: Em 2009, Lindemberg Alves de 22 anos invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente difundido pelos canais de TV. "Quem matou Eloá?" traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto num ranking de países que mais matam mulheres.
Link para assistir ao documentário: https://www.youtube.com/watch?v=4IqIaDR_GoQ
Comments